SER CARREGADO NO COLO

08-11-2010 12:10

 

Todo ser humano necessita de "colo", quando nascemos o colo é o nosso primeiro contato com o outro.

A criança através deste contato começa a sentir-se no mundo. Ser tocado, acariciado, embalado, protegido e seguro, para isso serve o colo, a função de carregar o outro, tem um valor psicológico profundo. Os pais deveriam experimentá-la com mais dedicação, pois desses momentos dependerão grande parte do desenvolvimento afetivo do bebê, já que esse sente tudo o que está ao seu redor.

É preciso que se estabeleça o diálogo afetivo entre a família e o bebê, que haja uma resposta como um eco, é necessário saber também murmurar como o bebê, para que ele sinta-se compreendido.

Ir de colo em colo significa que existem outras pessoas além dos pais que o bebê já conhece, é a sua introdução social, reconhece que o mundo vai se estendendo cada vez mais, e principalmente vai sendo aceito e amado pelos outros.

Claro que não deve haver excesso do bebê ficar somente no colo, pois assim corre-se o risco de criarmos uma criança dependente, insegura, também com dificuldades afetivas, mas devemos ponderar o ato de carregar no colo.

Podemos observar quão importante é este ato, quando adulto e passamos pela experiência de nos jogarmos nos braços do "Pai", em acreditar que Deus está conosco nos cuidando, muitas pessoas têm muita dificuldade em se deixar embalar-se pelo amor de Deus, porque muitas vezes não tiveram o contato afetivo tão positivo com seus pais, ou outras vezes cresceram acreditando somente nos pais da terra, sem que esses tivessem transmitido a crença e confiança em Deus Pai, pois além da afetividade deve-se transmitir desde bebê que temos um "Papai do céu"...

Sagrada Família Rogai por nós.
Lucimara Silva
Psicóloga
.