PIEDADE POPULAR EM DEBATE NO VATICANO

04-04-2011 12:41

Cidade do Vaticano, 04 abr (RV) - Com a participação de 40 pessoas dentre membros e consultores, bispos convidados e responsáveis da pastoral de piedade popular e de santuários, começa amanhã no Vaticano a Assembleia Plenária anual da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). 

Do Brasil, estão em Roma para o evento os Arcebispos de São Paulo e Aparecida, Cardeais Odilo Scherer e Raymundo Damasceno Assis, e o Arcebispo de Mariana (MG) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Geraldo Lyrio Rocha. 

Até o dia 8, o debate estará centrado na “Incidência da piedade popular no processo de evangelização da América Latina", ou seja, o significado e a dimensão da piedade popular nos cinco séculos de presença do cristianismo no continente.

Os participantes deverão elaborar recomendações pastorais para a proteção e a purificação da devoção coletiva no contexto da Missão Continental, para que a piedade popular – considerada por Bento XVI como tesouro precioso da América Latina – confirme os batizados em sua fé e em sua pertença à Igreja Católica. O objetivo é que juntos, re-valorizem a piedade popular como instrumento eficaz de encontro pessoal e comunitário com Cristo.

Na Plenária, serão também apresentadas as expressões de religiosidade popular que dificultam a evangelização, de modo que se possa deter sua influência e propagação entre os católicos.
(CM)

fonte www.radiovaticana.org