PE. LOMBARDI SOBRE VISITA DO PAPA AO VENETO: "MENSAGEM DE ESPERANÇA PARA DIÁLOGO ENTRE FÉ E CULTURA"

09-05-2011 16:34

 Cidade do Vaticano, 09 mai (RV) - Não somente os fiéis, mas também as instituições e o mundo da cultura viveram com grande intensidade a visita de Bento XVI ao Nordeste italiano, realizada este fim de semana. Sobre a resposta da população à visita do Papa, a Rádio Vaticano pediu um comentário ao Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi. Eis o que disse:


Pe. Federico Lombardi:- "A resposta da população, que, efetivamente, é uma população de grande tradição cristã, católica e aberta a uma palavra construtiva por parte do Santo Padre, manifestou-se plenamente."

RV: O Papa fez uma premente exortação a não terem medo do diferente...

Pe. Federico Lombardi:- "Aqui se encontram diversos povos, aqui se vive a realidade também da imigração e, portanto, se vivem todos os aspectos do pluralismo, da sociedade moderna e dos encontros entre os diferentes povos. Além disso, em toda a sua história Veneza foi verdadeiramente uma cidade de encontro entre os povos: basta ver, inclusive, as formas artísticas, por exemplo, da Basílica de São Marcos. É verdadeiramente um lugar em que a síntese entre as diferentes inspirações culturais teve uma grande história."

RV: O Papa voltou a reiterar também que o Evangelho não é uma ideologia: mais vezes citou os grandes problemas do relativismo, problemas que afligem esta era contemporânea...

Pe. Federico Lombardi:- "O Papa tem consciência dos problemas da cultura de hoje, com as suas crises, com as suas incertezas, com as suas interpelações. Trata-se de uma pessoa que, porém, confia na razão, se a razão realiza um diálogo construtivo com a fé. Eis, portanto, que retorna esta temática: ter confiança na razão, numa razão que não se fecha em si mesma, mas que se abre à fé. Isso pode reabrir o caminho para uma cultura capaz de gerir o futuro do homem também diante dos novos desafios." (RL)

fonte: www.radiovaticana.org