PAPA BENTO XVI TERMINA VIAGEM PELA ITÁLIA

09-05-2011 16:35

 Cidade do Vaticano, 09 mai (RV) - A 22ª viagem apostólica do papa Bento XVI aconteceu neste fim de semana. A peregrinação do Santo Padre foi pelo Nordeste da Itália. As atividades começaram no sábado, na cidade de Aquileia, onde Bento XVI fez seu primeiro pronunciamento à população.


“Os convido a fazer sempre novos discípulos do Evangelho, para traduzi-lo em fervor espiritual, clareza de fé caridade sincera, pronta ajuda aos pobres. Que vocês possam inspirar suas vidas segundo o termo em latim 'sermo rusticus', do qual ainda falava Girolamo ao se referir a qualidade evangélica da comunidade aquileense. Sejam assíduos ao altar onde o alimento é o próprio Cristo, pão da vida e força nas perseguições, alimento que alegra o coração em cada descrença e fraqueza, alimento da coragem e do ardor cristãos. A lembrança da santa Igreja de Aquileia encoraja todos vocês a novas metas missionárias nesse período histórico conturbado em que vivemos, e que ela também conceda a vocês artifícios de união e compreensão entre os povos dessas terras. Que a santa Igreja de Aquileia os proteja sempre no caminho da Virgem Maria e que os acompanhe com a minha benção”, disse Bento XVI.

Depois de Aquileia, o Papa seguiu de helicóptero para Veneza, onde fez um discurso. O colega Rafael Belincanta esteve lá e nos relata como a cidade se preparou para a visita de Bento XVI. 

 

No domingo pela manhã, em Mestre, o papa celebrou a missa no Parque San Giuliano. A celebração durou duas horas e meia e reuniu mais de 300 mil peregrinos. Durante um de seus pronunciamentos, Bento XVI falou sobre a importância da Eucaristia.

“A eucaristia é a máxima expressão da doação de si mesmo feita por Jesus a nós e é um convite constante a viver a nossa existência na lógica eucarística, como uma doação a Deus e aos outros. O Evangelho faz referência também a dois discípulos que depois de terem reconhecido Jesus ao dividir o pão, o partiram sem demora, e voltaram a Jerusalém. Eles sentiram vontade de voltar a Jerusalém para contar a extraordinária experiência que viveram: a do encontro com o Senhor ressuscitado!”.

Com outros compromissos até o fim da tarde de ontem, o papa finalizou em Veneza, com um discurso voltado aos representantes do mundo da cultura, da arte e da economia da região do Veneto, sua viagem apostólica ao Nordeste italiano (RB).

fonte: www.radiovaticana.org