O repouso no Espírito durante o Grupo de Oração

04-02-2012 08:28

 

Repousar no Espírito é uma graça singular e extraordinária que não é exclusividade da renovação. Muitos santos da Igreja experimentaram isso, uma das mais notáveis experiências é a de Santa Teresa de Jesus, que precisava ser amparada pelos braços, pois desfalecia ao comungar a Eucaristia. Quando rezava com São João da Cruz levitavam os dois com cadeira e tudo até o teto.

Na renovação descobrimos esta graça, nosso papel, no entanto, é apenas abrir o coração para o Senhor nos mover como quiser, pois não podemos provocar essas coisas, mas somente acolhê-las como dons de Deus para nos santificar e salvar.

O Repouso no Espírito não é uma regra exata para todos, existem muitas pessoas profundamente traumatizadas com o fato de não conseguirem fazer esta experiência. Nunca devemos taxar as pessoas de fechadas ao Espírito por não conseguirem repousar, isso causa trauma e inferioridade. Se as pessoas não forem livres para fazer a experiência não será Deus o autor da ação. Principalmente os mais fracos devem ser incentivados a perseverar e aguardar o dia em que Deus lhes proporcionará esta graça.

Não podemos promover o Repouso no Espírito como um status espiritual que inferioriza uns e vangloria a outros. Sobretudo durante o Grupo de Oração as pessoas precisam ser totalmente livres nesse sentido e as que por qualquer motivo não conseguirem ou não quiserem não podem ser obrigadas nem expostas publicamente. Para que haja harmonia o Grupo de Oração precisa ser doutrinado nos dons.

 

Fonte:

ALMEIDA, Silvio Afonso. Passos de Crescimento para Grupos de Oração. Editora ComDeus. São José dos Campos: 2010.

fonte:  https://www.espacovida.com