Novas vocações são prova da vitalidade da Igreja: mensagem do Papa a Congresso latino-americano que decorre na Costa Rica

04-02-2011 06:57

 O grande trabalho da evangelização exige um numero cada vez maior de pessoas que respondam generosamente á chamada de Deus e dediquem a sua vida á causa do Evangelho. Escreve Bento XVI numa mensagem ao 2º congresso continental latino-americano para as vocações que decorre desde esta segunda feira em Cartago na Costa Rica, onde se concluirá no próximo dia 5.

Uma acção missionária mais incisiva tem como fruto precioso, juntamente com o revigoramento da vida cristã em geral – sublinha o Papa - o aumento das vocações de especial consagração.
A abundância das vocações é um sinal eloquente de vitalidade eclesial e de fé viva da parte de todos os membros do Povo de Deus.
Bento XVI pede aos responsáveis eclesiais na América Latina que procurem motivar todos os católicos, para que estes se tornem “tornem discípulos e missionários de Cristo nas circunstâncias actuais dessas amadas terras".
"O testemunho fiel da própria vocação é um meio privilegiado para despertar em muitos jovens o desejo de seguir os passos de Cristo", acrescenta.
O Papa considera que os jovens de hoje “são sensíveis ao chamamento de Cristo que os convida a segui-lo”.
“O mundo precisa de Deus e por isso precisará sempre de pessoas que vivam para Ele e o anunciem aos demais"”, sublinha
Segundo o Papa, a Igreja, no seu ser mais intimo tem uma dimensão vocacional e a vida cristã participa também desta mesma dimensão vocacional que caracteriza a Igreja.
O Santo Padre recordando que o objectivo deste congresso na Costa Rica é fortificar a pastoral vocacional, evidenciou como ela deve estar plenamente inserida na pastoral geral e com uma presença capilar em todos os âmbitos pastorais concretos.
A experiencia ensina-nos – prossegue Bento XVI – que lá onde existe uma boa planificação e uma pratica constante da pastoral vocacional, as vocações não faltam.
Deus –a acrescenta o Papa – é generoso e igualmente generoso 


fonte radio vaticano