Maria no Evangelho de São Lucas

08-10-2010 10:44

 
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - NOVO TESTAMENTO: SÃO LUCAS

NOVO TESTAMENTO

A INFÂNCIA DE JESUS EM Lc 1-2

Lucas narra traços da infância de Jesus, pondo a Virgem Maria em primeiro plano. 

 

A ESTRUTURA DE Lc 1-2

São dois quadros compostos de duas cenas:

Díptico dos Anúncios

Díptico dos Nascimentos

  • Anúncio do nascimento de João Batista (1,5-25)
  • Nascimento de João Batista (1,57s)
  • Anúncio do nascimento de Jesus (1,26-38)
  • Circuncisão e manifestação de João Batista (1,58-80). Conclusão: o menino crescia...
  • Episódio complementar: a Visitação (1,39-56)
  • Nascimento de Jesus (2,1-20)

 

  • Circuncisão e manifestação de Jesus (2,41-52)

 

  • Episódio complementar: Jesus no templo aos 12 anos (2,41-52).  Conclusão: o menino crescia...

 

         O segundo díptico é mais intenso do que o primeiro; estão sempre em relevo Jesus e Maria, mostra a superioridade do Cristo sobre o Batista e de Maria sobre Zacarias.

 

         Zacarias é irrepreensível segundo a Lei de Moisés (1,6).  Maria é cheia de graça. A Maria é lícito interrogar o anjo (1,34), Zacarias é punido por fazê-lo (1,18).  O anúncio a Maria termina com a entrega da serva à vontade do Senhor (1,38), o anúncio a Zacarias se encerra com o silêncio.  Isabel prorrompe em breve ação de graças (1,25), Maria exulta no canto do Magnificat (1,47-55).

 

ALUSÕES ÀS ESCRITURAS

         Lucas quis narrar os fatos de modo que o leitor perceba neles a realização do plano de Deus, com eco em textos do AT, como: Dn 9,24-26 (setenta semanas de anos = 490) e Ml 2,3 “o Senhor comparece no Templo”.

 

Lc 1-2 à luz de Dn 9,24-26 : O arcanjo Gabriel só aparece em Dn 8,16; 9,21 e Lc 1,10-26.  Em Dn 9,24 fala-se de setenta semanas como de um período definido.  Já em Lc 1-2 tem por base a cronologia de setenta semanas, após as quais o Senhor Jesus é apresentado no Templo.

  • Lc 1,26-38: no sexto mês (=180dias);
  • Lc 2,7: Jesus nasce nove meses após o anúncio a Maria = 270 dias;
  • Lc 2,22: Jesus é apresentado no Templo, conforme Lv 12,3, 40 dias após o seu nascimento;

 

Donde: 180 + 270 + 40 = 490 dias (=70 semanas).

        

         O Evangelho da infância culmina no Templo de Jerusalém, onde Jesus entra para realizar a obra que Malaquias cita em 3,1-4: “Eis que vou enviar meu mensageiro para que prepare um caminho diante de mim.  Então de repente entrará em seu Templo o Senhor, que vós procurais...”.

 

         Merecem ressonância:

Malaquias

Lucas

2,6:

Ele converteu a muitos

1,16:

Converterá muitos dos filhos de Israel

3,1:

 

3,23:

3,24:

 

 

Preparará um caminho diante de mim

Eis que vos mando Elias

Vós vos convertereis e vereis diferenças entre os justos e os ímpios

1,17:

Caminhará à frente do Senhor com o espírito e poder de Elias a fim de converter os corações dos pais e dos filhos e os rebeldes à prudência dos justos para preparar ao Senhor um povo perfeito.

 

Sofonias

Lucas

3,14:

Alegra-te, Filha de Sião.  Solta aclamações, Israel, rejubila-te Filha de Jerusalém

1,28:

Alegra-te, tu que foste e permaneces repleta do favor divino

3,15

O Senhor está no meio de ti

1,18:

O Senhor está contigo

3,16

Não tenhas medo, Sião

1,30:

Não tenhas medo, ó Maria

 

Êxodo

Lucas

40,45:

A nuvem cobriu com a sua sombra o tabernáculo e a glória do Senhor encheu a morada (cf. Nm 9,18-22; 2Cr 5,7-6,2)

1,35:

O poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isto aquele que nascer de ti, será chamado Santo, Filho de Deus.

       

 

         Deus realiza em Maria o que realizava na Arca da Aliança: a morada de Deus,...mas segundo nova e inaudita modalidade: a conceição Virginal.  E a Visitação de Maria a Isabel, relato que faz eco ao do transporte da Arca de Cariat-Iarim para Jerusalém (2Sm 6,2-11).

         O modo de reescrever adotado por Lc 1-2 e Mt 1-2 é chamado de MIDRAXE (interpretação da Escritura, exegese que procura reler a Escritura à luz dos acontecimentos da história sagrada. O Midraxe, não é uma crônica fria, mas uma narrativa vivencial, que abre os olhos do leitor e o interpela).

 

         S. Mateus, em vez de “fabricar” narrativas que correspondessem a textos bíblicos, faz o contrário: adapta livremente os textos bíblicos aos acontecimentos que ele narra, por exemplo:

  • Mt 2,15 cita Os 11,1, como se este texto profetizasse a volta, do Menino Jesus, do Egito, quando na verdade o texto se refere ao êxodo do povo por Moisés;
  • Mt 2,18 cita Jr 31,15, como se aludisse ao pranto das mães dos inocentes massacrados por Herodes; na verdade, o texto se refere à terra de Judá enlutada pela deportação de seus filhos para a Babilônia;
  • Mt 2,23 que cita “Ele será chamado Nazareno”, que é a combinação de algumas profecias entre si: Jr 13,5-7; Is 42,6; 49,8.

 

TRAÇOS COMPLEMENTARES

         Grande peso na Mariologia tem a expressão Kecharitoméne com que Maria é designada pelo anjo Gabriel (Lc 1,28).  É comum traduzí-la por cheia de graça.  Exato é dizer “tu que fostes e permaneces repleta do favor divino”, estar preenchida, repleta.  A tradição viu nesta apelativo o fundamento das prerrogativas da Imaculada Conceição e a Assunção corporal de Maria.

 

         Jesus é pléres cháritos, cheio de graça (Jo 1,14); não foi preenchido, nunca existiu sem estar cheio de graça.  Esta é devida à sua humanidade unida hipostaticamente à Divindade.  Maria é filha de Adão pecador; tinha o débito do pecado, mas dele foi preservada, tornando-se cheia de graça.

 

         Nenhuma criatura na S. Escritura é tão elogiada quanto Maria Ssma.

         Lc,1,28: Kecharitoméne; Lc 1,29: O Senhor está contigo; Lc 1,35: O Espírito Santo virá sobre ti; Lc 1,42: Maria é a mais bendita de todas as mulheres; Lc 1,43: Maria é a Mãe do meu Senhor (Kýrios); Lc 1,49: grandes coisas foram realizadas em Maria; Lc 1,48: por isto todas as gerações a chamarão bem-aventurada.

 
fonte da notícia: ISCR - Inst. Sup. Ciencias Rel