História da Igreja: 21/10/2010 - Parte 2
continuação:
- 306 - 337 - Constantino - fim da perseguição - 6 milhões de cristãos - Edito de Milão
- 330 - Constantino funda Constantinopla, antiga Bizâncio, hoje Istambul.
- 369 - Juliano o Apóstata - "Tu venceste ó Galileu!"
"A espada romana se curvou diante da cruz" (Daniel Rops).
- 379 - 395 - Teodósio - oficializou o Cristianismo em 380 pelo Edito de Tessalônica
- Atas de Martírio que nos chegaram às mãos, as de Sta. Cecília, S. Jorge, S. Cristóvão, S. Sebastião, S. Lourenço...,
São Pedro em Roma
- S. Clemente de Roma (88-97), em sua carta aos Coríntios, refere-se a Pedro e Paulo, que lutaram até a morte e deram testemunho diante dos poderosos; supõe que ambos tenham morrido em Roma (cf. cc. 5-6).
- S. Clemente de Alexandria (? 215) narra que S. Marcos, intérprete de Pedro, redigiu por escrito a pregação de Pedro a pedido de seus ouvintes romanos (cf. Eusébio, História Eclesiástica II 15; VI 14).
- S. Irineu de Lião (?202), por volta de 180-190, atribui a fundação da comunidade de Roma aos apóstolos Pedro e Paulo e apresenta um catálogo dos bispos de Roma desde Pedro até sua época (Contra as heresias II 3,2-3). Afirma que, para guardar a autêntica Tradição Apostólica, é preciso concordar com a doutrina da Igreja de Roma.
- O presbítero romano Gaio, por cerca de 200, atesta que, ainda nos seus tempos, se podiam mostrar em Roma os troféus (tropaia), isto é, os túmulos dos dois Apóstolos: o de Pedro na colina do Vaticano, e o de Paulo na via Ostiense (Eusébio, II 25)
- "Pedro está aqui" ou "Salve, Apóstolo" ou "Cristo Pedro". (Pio XII, 1948)
Padres Apostólicos - ouviram os Apóstolos
1) São Clemente de Roma (? 97), terceiro bispo de Roma após São Pedro. Em 96 escreveu a Carta aos Corintios.
2) S. Inácio, bispo de Antioquia (? 107) - condenado à morte na perseguição de Trajano (98-117). Escreveu seis cartas às comunidades de Éfeso, Magnésia, Trales, Filadélfia, Esmirna, Roma, e uma ao bispo Policarpo de Esmirna. Chama a igreja de Roma "aquela que preside na caridade".
3) São Policarpo (? 156), bispo de Esmirna, viu e ouviu São João Evangelista. Escreveu uma carta aos filipenses. O relato do Martírio de São Policarpo aos 80 anos - a mais antiga Ata de martírio que temos.
4) Pápias (? 130 aproximadamente) foi bispo de Hierápolis na Ásia Menor. Redigiu cinco livros intitulados "Explicações dos dizeres do Senhor", que se perderam, excetuados poucos fragmentos, muito preciosos porque referem datas e circunstâncias atinentes à redação dos Evangelhos.
5) A Didaquê (Doutrina dos Doze Apóstolos), séc I, é um catecismo simples da vida cristã e um ritual, que trata do Batismo, da Eucaristia, da celebração do domingo, do jejum... .
6) A Epístola do Pseudo-Barnabé foi erroneamente atribuída a este companheiro de São Paulo.
7) O Pastor de Hermas deve-se a um personagem que não podemos identificar. Trata da penitência sacramental, que era ministrada com grande rigor e uma só vez para cada cristão; os antigos confiavam à misericórdia de Deus aqueles que, após a dura praxe penitencial da época, recaissem nos mesmos pecados.
Padres Apologistas
- Ano 107 - S. Inácio de Antioquia, bispo, mártir no Coliseu.
- Ano 117 e 130 - Aristides (?130), filósofo cristão de Atenas escreve ao Imperador Adriano defendendo a fé cristã.
- Ano 150 - S. Justino (?107), mártir, escreve ao Imperador Marco Aurélio defendendo os cristãos (Apologia).
- Ano 172 - Melitão de Sardes (?177) escreve ao imperador Marco Aurélio, sugerindo bom entendimento entre Igreja e Estado.
- 177 - S. Irineu de Lião (?202), discípulo de S. Policarpo, escreve "Adversus Haereses", bispo de Lião.
= "Na Igreja uma doutrina é verdadeira quando está de acordo com a tradição que vem dos Apóstolos".
= " A Igreja fundada por Pedro e Paulo em Roma ocupa lugar preeminente: todas as outras igrejas devem estar de acordo come ela" (Adv. Haer. 3,1-3).
- Ano 180, Teófilo de Antioquia (?181), fala em Tríade para Deus.
- Ano 190 - Papa Victor exige dos cristãos da Ásia Menor que celebrem a Páscoa no domingo seguinte `a Pessah judaica, e não no mesmo dia.
- Ano 195 - Escola de Catequese de Alexandria, com S. Clemente (?215) ("O Pedagogo") e Orígenes.
- Ano 197 - Tertuliano, jurista e retórico de Cartago, escreve o "Apologeticum" em defesa dos cristãos.
"Sanguis martirum semem cristianorum" . "Vede como se amam".
- Ano 200 - Cânon de Muratori - catálogo do Novo Testamento, falta apenas a Carta aos Hebreus, Tiago e duas cartas de Pedro.
Heresia do Montanismo - Montano da Frigia anuncia o fim do mundo e a volta iminente de Cristo. Exige jejum perpétuo, proíbe casamento, aceita o martírio, minimizou o papel dos Bispos.
- Gnosticismo combatido pelos Apóstolos e por Santo Irineu de Lião (?202), primeiro racionalismo na Igreja.
- Concílios de Nicéia I, em 325, para reprovar o arianismo, de Ário, que negava a divindade de Cristo;
- Concilio de Constantinopla I (381), para condenar o macedonismo, de Macedônio, patriarca de Constantinopla, que ensinava que o Espírito Santo não era Deus. Desse dois Concílios surgiu a formulação do Credo niceno-constantinopolitano que rezamos ainda hoje.