Esses filhos tão esperados.

08-11-2010 12:10

 

Vamos iniciar nossa coluna falando do começo...

A expectativa de ter filhos muitas vezes cria nos pais a ansiedade de acertar 100% na educação dos mesmos.

Acontece é que os pais se esquecem que eles foram criados em famílias diferentes, portanto possuem valores diferentes, neste momento já está instalado o conflito.

Certamente perceberão, que esta é a primeira dificuldade encontrada na educação.

Depois, vem o desejo, de na maioria das vezes realizar todos os desejos da criança, numa atitude de reparação dos próprios desejos não realizados, por exemplo, "meu pai nunca me comprou bombinhas nas festas juninas, então vou comprar todas que o meu filho quiser."

Não há uma avaliação como um todo e somente do prazer.

Também temos as repressões como, "Meu pai nunca deixou que eu soltasse bombinhas, você também não precisa soltar."

Estabelecer os limites, realmente é complicado, às vezes não há paciência para o diálogo, OUVIR o outro, avaliar toda a situação requer tempo e disponibilidade interna para mudança.

Precisamos aprender a avaliar a situação como um todo, e como nossa atitude implicará no futuro, decisões imediatistas só trazem prejuízo.

Para que isso ocorra o primeiro passo é o diálogo entre marido e mulher, aprender a escutar sem julgar se o outro está certo ou errado, dialogar até que se chegue num consenso sobre o que é realmente "bom" não só para os filhos mas para a família, para cumprirmos com as nossas obrigações religiosas e civis, a cidadania aprendemos em casa...

Sagrada Família, Rogai por nós.

Lucimara Silva
Psicóloga.