Diocese em notícias

16-03-2011 08:30

 Arranjo floral na Liturgia


A Equipe Diocesana de Liturgia promove, no dia 26 de março, das 8 às 16 horas, um curso sobre “Arranjo floral na Liturgia”, destinado aos responsáveis por ornamentação das paróquias. Tendo como assessora a Irmã Cidinha Batista, o curso se realizará no salão social da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba.

Pastoral da Saúde promove encontro 

A equipe diocesana promove encontro de formação para os agentes da Pastoral da Saúde e de outras afins que trabalham com doentes e na promoção da vida das regiões pastorais Piracicaba 1, 2 e 3. Realiza-se no dia 19, à tarde, no Centro Pastoral Diocesano, junto à cúria.

A Pastoral da Saúde – que integra a Comissão “Caridade, justiça e paz” – tem como animador diocesano o Padre Ademilson Lopes da Silva e como coordenadora a Irmã Davina Bernardi.

Escola de Formação da Pastoral de Juventude 

No dia 27 deste mês, realiza-se a segunda etapa da Escola de Formação e Vivência, promovida pela equipe diocesana da Pastoral da Juventude, com o objetivo de apresentar as ferramentas necessárias para que o jovem construa o seu projeto de vida, espelhado na pessoa de Jesus Cristo, tendo como base as cinco dimensões da formação integral. O encontro se realizará na Região Pastoral Rio Claro, tendo como tema “Dimensão comunitária”.

Paróquia inaugura instituto de educação musical e ética

A Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba, inaugura, no dia 19, o Instituto Nossa Senhora das Graças de Educação Ética e Musical, com sede no centro pastoral. Após a missa das 15 horas, há uma breve demonstração do trabalho a ser desenvolvido, bênção das salas de aula e coquetel.

O instituto tem como diretor o pároco, Mons. Orivaldo Casini, e como coordenadores André Luís Roque Cardoso – jornalista, teólogo moral e especialista em comportamento – e Maria Adriana Gardenal Cardoso – musicista, pedagoga e psicopedagoga, com pós-graduação no Brasil e na Hungria em Educação Musical. Diversas outras pessoas também estão envolvidas no projeto, com o espírito de oferecer um grande trabalho cultural e social aos membros da comunidade paroquial e a outros interessados.

As matérias ligadas à educação ética visam ao autoconhecimento e à formação cristã, a fim de estimular sentimentos e hábitos que facilitem o bom convívio familiar e social e a saúde emocional e física. Quanto à educação musical, a abordagem também tem visão antropológica, com fundamento cristão, já que se desenvolve em conjunto com a educação ética. Noutras palavras, “no Instituto Nossa Senhora das Graças, a música não será trabalhada como uma finalidade em si mesma, mas como um meio para estimular valores e aspirações compromissadas com a formação de indivíduos lógicos, motivados, confiáveis e capazes de admirar” – explica André Luís. O repertório para a Musicalização Infantil, Musicalização da Terceira Idade e aulas de instrumentos e de canto é formado exclusivamente por músicas cristãs.

O instituto se aproxima do filantrópico e seus profissionais são voluntários. No entanto, será pedida pequena contribuição dos participantes – em forma de dízimo – para ajudar no custeio das despesas. “Se Deus quiser – diz Mons. Orivaldo – e os paroquianos nos apoiarem nesta iniciativa, depois de uma boa arrancada, quem sabe, nem essas taxas precisaremos solicitar.”

Quem desejar mais informações sobre esse projeto pode obter informações na secretaria da paróquia (Fone: 19 – 3421-0272) ou pelo e-mail: vidasprotegidas@gmail.com