CRISES DE BIRRA

08-11-2010 12:09

 

A criança tem a tendência de querer dominar e lutar para que seus desejos sejam realizados, e em público fica mais fácil de coagir os pais, pois gostam de atuar quando há platéia, sempre tem alguém para defendê-la ou os pais por sentirem envergonhados acabam cedendo.

A melhor maneira de desfazer a crise é ignorar totalmente seus apelos, quanto menos falar melhor.

Não entre na crise da criança, não tenha um acesso de cólera juntamente com ela, como se tivesse a mesma idade de seu filho.

Retire a criança do local e diga-lhe com calma, sem gritar, mas com firmeza que esta não é a forma correta de conseguir o que deseja, que voce só vai conversar quando ela se acalmar, não responda as agressões.

As vezes os pais não conseguem impor limites em casa à criança, quando saem querem impor a força, mas claro que não vão conseguir.

O respeito às pessoas e às regras começa dentro do lar, muitos pais tem pena de ter que falar não para o filho, permitem que quebrem tudo, que subam nos móveis, etc, pois acreditam que a criança não pode ser reprimida. Dizem que ela está descobrindo o mundo, mas se esquecem que na verdade o mundo é feito por leis e regras e quem não as suportar pagará as consequências aqui fora, certamente terá problemas emocionais por não se sentir aceito, verá as dificuldades principalmente na escola.

Voltando a crise, não permita em hipótese nenhuma que ela te agrida fisicamente, tente dominá-la.

Depois da crise converse muito com a criança, aponte os aspectos negativos e suas consequências, se magoou alguém faça-a entender que os seus direitos acabam quando começa o direito do outro, exija que ela peça desculpas e se retrate.

Evite saidas nas horas da fome e sono da criança.

Não permaneça muito tempo em lugares que irritam a criança.

Converse antes de sair de casa sobre onde vão e o que irão fazer lá, não faça promessas para obter bons comportamentos, mas elogie quando chegarem o reforço social é muito importante.

Indique condutas cristãs desde cedo, vá dizendo para a criança que todos somos irmãos, mesmo nas desavenças e diferenças somos filhos de um único Deus, e não devemos ofendê-lo...

A Paz começa dentro de nós, devemos conservar um coração de criança.

Sagrada Família - Rogai por nós

Lucimara Silva
Psicóloga