COMITÊ ORGANIZADOR LOCAL
CONHEÇA ALGUMAS DAS COMISSÕES DA JMJ RIO2013
Responsável por divulgar os aspectos referentes à cultura não só no Brasil, mas em outros países e do modo inverso também. Um dos aspectos destaque será mostrar as diversas manifestações culturais de todo o país, com suas diferenças e em especial, com as influencias vindas dos diversos grupos que se instalaram no Brasil. “A ideia é que tenhamos 27 palcos, um para cada estado, com ênfase no processo de colonização. Queremos mostrar o máximo possível da expressão cultural do Brasil”, destacou Cônego Marcos William Bernardo, responsável pelo setor.
“É a porta de entrada para todos os que desejam trabalhar na Jornada”, disse padre Ramon Nascimento, que coordena o trabalho. Através dela são recebidas as inscrições e depois encaminhadas para os diversos setores, de acordo com a demanda criada em cada um. A expectativa é que sejam necessários cerca de 60 mil voluntários para a Rio2013. Os voluntários são responsáveis por cerca de 90% do trabalho feito em uma Jornada.
O setor já está desenvolvendo um grande trabalho de identificação e mapeamento dos possíveis locais para alojar os peregrinos. Para os pontos de hospedagem serão usados, entre outros locais, colégios, clubes, casas religiosas e casas de família. “Serão feitas reuniões nos vicariatos, com os coordenadores indicados por cada paróquia”, lembrou Irmã Graça, responsável pelo setor. Haverá também um trabalho específico para os peregrinos com necessidades especiais.
“Podemos e é possível viver uma comunhão plena para mostrar ao mundo que a Igreja fala uma linguagem e essa linguagem é Cristo”, afirmou padre Márcio Queiroz, diretor, ao falar sobre a importância da comunicação gerar comunhão. O setor é responsável pelos conteúdos do site oficial (www.rio2013.com), assessoria de imprensa, redes sociais e por todas as campanhas que serão feitas para a JMJ como a da logo, que já está em andamento. O trabalho envolve ainda um trabalho com todos os outros setores e com as áreas de marketing e publicidade.
A proposta da CNBB é que a Igreja de todo Brasil viva uma experiência missionária e os que vierem participar da Pré-Jornada também se insiram nesse contexto, em todas as dioceses que se abrirem para receber os peregrinos na semana que antecede a Jornada. “Será uma vivência missionária dentro da Igreja local, um contato com a espiritualidade e com a cultura”, afirmou padre Jefferson Araújo. A Pré-Jornada também quer estabelecer um diálogo com os jovens que estão nas universidades.
A comissão é responsável pelas catequeses que acontecerão durante a JMJ, pela escolha do hino e oração oficiais, além dos subsídios que serão utilizados na Arquidiocese para formação sobre temas ligados à Jornada, no que tange à espiritualidade. Já para este ano foi feito um direcionamento para a novena de Natal usada na Igreja no Rio, com especial enfoque para o tema da hospedagem e acolhida. Os responsáveis são os diáconos Arnaldo Rodrigues, Adriano de Abreu e Leandro Lenin.
O COL tem sua sede no 7º andar do Edifício João Paulo II
(Rua Benjamin Constant, 23 – Glória).
As coordenações das comissões responsáveis pelas diversas
frentes de trabalho estão funcionando mesmo andar.
O telefone geral para contato é (21) 3177-2013.
Voluntários – volunt@rio2013.com
Coordenação Geral – coordgeral@rio2013.com
Atos Centrais – atcentr@rio2013.com
Comunicação – comunic@rio2013.com
Preparação pastoral – pastoral@rio2013.com
Relações Institucionais – relinsti@rio2013.com
Hospedagem – hosped@rio2013.com
Atos Culturais – cultura@rio2013.com
Logística – logist@rio2013.com
Pré-jornada – prejornada@rio2013.com