Bispos do Norte de África dizem não á guerra e fazem "seu" o apelo do Papa

28-03-2011 17:46

 (28/3/2011) Os bispos da África do Norte ( Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia ) encontram-se perante processos de evolução histórica que tocam os países árabes e especialmente o Magrebe, desejam reafirmar o seu premente apelo a fim de encontrar a este doloroso conflito uma solução justa e digna para todos. Por isso unem-se ao apelo lançado domingo durante o Angelus por Bento XVI, afirma um comunicado enviado á agencia Fides assinado por D. Vicente Landel arcebispo de Rabat e presidente da conferencia episcopal da região do Norte de África.

Os bispos reconhecem que nos eventos recentes que se verificaram nos Países do Magrebe existe uma reivindicação legitima de liberdade, de justiça e de dignidade, em particular da parte das jovens gerações. Esta reivindicação traduz-se na vontade de ser reconhecidos cidadãos responsáveis, com a possibilidade de encontrar trabalho que lhes permita viver decentemente, excluindo todas as formas de corrupção e de clientelismo. Hoje – prossegue o comunicado - este vento de mudança atravessa a Líbia. E nós unimo-nos de maneira particular aos nossos irmãos bispos de Tripoli e de Bengasi e a todas as populações do país.
Também os bispos do Norte de África reafirmam a oposição á violência e á guerra: Sabemos que a guerra não resolve nada e quanto rebenta, tão incontrolável quanto a explosão de um reactor nuclear. As primeiras vitimas são sempre os mais pobres e os têm menos vantagens . Além disso, quer queiramos quer não, a guerra no Médio Oriente, e agora no Magrebe, será sempre interpretada como uma cruzada. E isto terá consequências inevitáveis nas relações de convívios que cristãos e muçulmanos entrelaçaram e continuam a entrelaçar no dia a dia.
Os bispos da conferencia episcopal do norte ed África pedem uma mediação diplomática e lançam um apelo á ajuda humanitária. Pedimos ao Altíssimo que inspire os responsáveis das nações a encontrar um caminho que leve á justiça e á paz, conclui o comunicado.


fonte radio vaticano