BENTO XVI "PEREGRINO DA VERDADE, PEREGRINO DA PAZ" EM ASSIS
Cidade do Vaticano, 04 abr (RV) - A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou sábado de manhã o tema e o programa oficial da Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo, em programa para 23 de outubro em Assis.
Bento XVI irá peregrino à cidade de São Francisco, símbolo de fraternidade e de paz, para se reunir com cristãos de diversas confissões e expoentes de tradições religiosas do mundo.
A Jornada terá como tema “Peregrinos da verdade, peregrinos da paz” e coincide com o 25º aniversário do encontro promovido por João Paulo II em 27 de outubro de 1986, quando, pela primeira vez um pontífice se encontrou com representantes de várias religiões para rezar pela paz.
Por este motivo, também foram convidados homens de boa vontade e personalidades do mundo da cultura e da ciência que, embora não se professem religiosas, se sentem na estrada da busca da verdade e da comum responsabilidade na causa da justiça e da paz.
No evento serão recordadas as etapas percorridas no passado, desde o primeiro encontro de Assis ao sucessivo, em janeiro de 2002, mas também se olhará ao futuro, com o propósito de continuar na via do diálogo e da fraternidade em meio a um mundo em rápida transformação.
O comunicado informa que o Papa está pedindo que os fiéis católicos se unam espiritualmente à celebração deste importante evento e agradece a todos os que poderão estar presentes na cidade de São Francisco para compartilhar essa peregrinação.
Na noite precedente ao evento, o papa presidirá na Praça São Pedro uma vigília de oração com os fiéis da Diocese de Roma. As Igrejas particulares e as comunidades espalhadas pelo mundo estão convidadas a organizar momentos de oração semelhantes.
O programa prevê que as delegações partam de Roma, de trem, na manhã do próprio dia 27, junto com Bento XVI. Ao chegar a Assis, dirigem-se à Basílica de Santa Maria dos Anjos, onde haverá um momento de comemoração dos encontros precedentes e de aprofundamento do tema da Jornada.
Expoentes de algumas das delegações presentes, assim como o papa, proferem um breve discurso e em seguida, almoçam com todos os delegados. Será uma refeição em nome da simplicidade, com a intenção de expressar o “estar juntos em fraternidade” e ao mesmo tempo, a participação no sofrimento de tantos homens e mulheres que não conhecem a paz. Na sequencia haverá um período de silêncio para reflexão e oração.
À tarde, os presentes em Assis participarão de uma marcha até a Basílica de São Francisco, uma peregrinação em silêncio para simbolizar o caminho dos seres humanos na busca assídua da verdade e na construção concreta da justiça e da paz.
Na sombra da Basílica de São Francisco, onde também se concluíram os encontros anteriores, haverá o momento final da Jornada, com a renovação solene do compromisso comum pela paz.
O encontro de outubro em Assis foi anunciado pelo próprio Papa em 1º de janeiro deste ano, Solenidade de Maria, Mãe de Deus, após a oração do Angelus.
(CM)