Padre Célio assume paróquia amanhã

22-01-2011 08:04

Foto: Divulgação - Padre Antonio Célio toma posse na Paróquia do Bom Jesus

Amanhã, 23, às 15 horas, na igreja Bom Jesus do Monte, no Bairro Alto, ocorrerá a posse do padre Antonio Célio C. Francisco como pároco. Ele substitui o padre Essetino Andreazza, que depois de quatro anos deixa Piracicaba para assumir nova função na comunidade Salesiana de São Carlos. A missa de posse será presidida pelo bispo diocesano de Piracicaba, dom Fernando Mason, e concelebrada por sacerdotes salesianos da Inspetoria de São Paulo e por sacerdotes da diocese local.

O padre Antonio Célio vem da comunidade salesiana do Jardim Nordeste, em São Paulo, onde atuou por vários anos como pároco da Paróquia Santa Luzia, subordinada à Diocese de São Miguel Paulista. Foi ordenado sacerdote salesiano em 7 de fevereiro de 2004. 

A Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte foi criada em 4 de dezembro de 1922 por decreto do bispo dom. Francisco de Campos Barreto. Seu primeiro vigário foi o padre Lázaro de Sampaio Mattos. O terreno onde se localiza a igreja foi doado em 08 de outubro de 1857 por João Antonio de Siqueira. Escritura de doação: livro de notas nº 10, folhas 36 v., Cartório do 2º Ofício de Piracicaba. Interessante que o terreno foi doado ao Senhor Bom Jesus, no valor de $ 200.000 (duzentos mil réis). 

Em 6 de agosto de 1918, ocorre o lançamento da Primeira Pedra da capela primitiva. Rita Evangelina de Almeida, cumprindo uma promessa dos seus falecidos avós, consegue erigir a capela-mor, na qual foram entronizados um grande crucifixo e as imagens de Nossa Senhora e de São João, existentes até hoje no altar-mor da igreja.

Em 1° de maio de 1935 fica pronta a igreja do Senhor Bom Jesus do Monte em estilo neoclássico eclético. Na mesma data assume a paróquia o Mons. Martinho Salgot Sors – permanece como pároco por 36 anos (até 1971). Em 1956, parte da Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte é desmembrada para dar origem à Paróquia de São Judas Tadeu. Em 1959 outro setor da paróquia é desmembrado para dar origem à Paróquia de Santa Cruz e São Dimas.

Em 31 de janeiro de 1972, a Diocese de Piracicaba confia a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte aos salesianos de Dom Bosco.

fonte www.tribunatp.com.br