O QUE FAÇO SE NÃO ESTOU NAMORANDO?

08-11-2010 12:19

 

INTRODUÇÃO:

Alguns jovens se inquietam quando não estão namorando, ficam perdidos, sem direção, como se tivessem perdido o domínio sobre sua vida. É importante saber, que muitas vezes ficar sozinho, pode trazer um grande bem para nosso crescimento interior.

Se sabemos que temos uma vocação para o matrimônio, o que fazer então, no tempo que não estou namorando?

Ou num termo bíblico "o enquanto esperamos despertar do sono de Adão", para encontrarmos o que Deus chamou de "...ajuda adequada..."podemos dar alguns passos que vão nos ajudar a crescer nesta etapa da vida, uma vez que a juventude nada mais é que um etapa entre a infância e a idade adulta, ou um caminho de maturação física e psíquica normal ao gênero humano.

O que vamos dar são pistas que não encerram em si as possibilidades de atividades juvenis pré namoro, mas nos ajudarão a descansar no Senhor:

• Procure Cultivar amizades:

Sair com a turma, encontrar pessoas, estabelecer contatos com rapazes e moças, enfim aumentar a comunicação com as pessoas, para que possamos desenvolver relacionamentos e possibilidades de atração firmadas não apenas no despertar físico natural entre jovens, mas também em conhecer o pensamento de cada um e seu crescimento espiritual, afetivo e psíquico.

• Procure Cuidar das coisas do Senhor Jesus:

Aproveitar para trabalharmos de forma mais intensa na vinha do Senhor. Conheço experiências em que os jovens consagram suas vidas por um ano ao Senhor, e neste período se dedicam ao serviço da evangelização e oração, sem namoros, apenas mostrando a Deus por atitudes independente da vocação Deus tem a primazia. Na minha vida e também de minha esposa esta experiência foi de extremo crescimento espiritual e pessoal, é tempo de nos ocuparmos em fazer cursos, dispormo nos a servir os mais necessitados, nas obras de caridade, em comunidades como voluntários, ou mesmo para um maior aprofundamento da vocação.

• Procure Cultivar uma vida saudável:

Com esportes, lazer junto com irmãos da caminhada, ou que não poluam nossa mente e coração.

Para descobrirmos a vontade de Deus, devemos procurar andar dentro do seu plano que já foi revelado pelas sagradas escrituras o que nos leva a uma primeira decisão; devemos conhecer a sagrada escritura, nos aprofundar a cada dia no conhecimento revelado pela tradição da igreja e nos evangelhos, de forma que não fiquemos perguntando para o Senhor aquilo que ele já revelou na história da salvação, é obvio que Deus também se revela a cada um de nós de forma particular mas sempre sem contradizer a sua revelação ampla dada na sagrada escritura, a esta revelação pessoal costumamos chamar de rehma, e a revelação imutável de logos.
Um rehma é dado quando em oração escutamos pela palavra de Deus, uma mensagem que nos fala ao coração que sentimos no nosso interior a confirmação de que realmente é Deus quem nos fala, para isto é fundamental que creiamos que o nosso Deus é um Deus vivo e que se relaciona conosco, que quer nos comunicar seu plano pessoal para nossas vidas, porém temos que admitir que existem alguns riscos, entre eles é que nestes assuntos que envolvem toda nossa vida emocional somos levados a lutar com sentimentos interiores, que podem nos levar a um engano, nestas condições o auxilio de alguém mais amadurecido na via espiritual pode nos ajudar, melhor ainda se for alguém que já está mais amadurecido psiquicamente, isto é, que já não passa por este mesmo tipo de conflito.

Sabemos também que Deus nunca revela seu plano de uma vez, mas vai revelando os na medida em que damos os passos de maneira que saibamos sempre que ele esta conosco, mas que dependamos sempre de estar aos seus pés se não quisermos andar fora de sua vontade. Estas questões de fé nos as vemos em todos os grandes homens e mulheres da bíblia, como Abraão, Moisés, Davi, Paulo, Pedro, etc....

É provável que Deus não revele sua vontade, seu plano pessoal aquele que não a quer cumprir sua vontade já revelada na sagrada escritura para todos os seus filhos. Lembramo nos que as promessas a Davi eram válidas se ele estivesse determinado a cumprir todas as leis, e a palavra dos profetas, isto é se queremos ouvir a Deus para assuntos pessoais devemos estar abertos a cumprir sua palavra dada a todos os filhos de Deus, e que somos chamados a viver pelo batismo e pela ação do Espirito Santo nas nossas vidas.

Algumas dicas importantes para nos orientar na busca de escutar a vontade de Deus sobre este assunto é:

• Rezarmos e pedirmos especificamente com objetividade e muita sinceridade.
• Através da palavra de Deus lida com fé e oração.
• Tendo paz no coração quanto ao que sentimos, ou ouvimos.
• Observando as circunstâncias.
• Ouvindo o conselho de outras pessoas que nos amem e amem a Deus, e que tenham sabedoria, adquirida pela palavra e pelo testemunho.

Também vale a pena ressaltar alguns cuidados nesta busca de escutar o Senhor, principalmente quando perdemos a paz interior:

• Não pensar que tudo o que queremos não é vontade de Deus, isto é uma distorção causada pela má experiência coma figura paterna em nossa vida.
• Não pensar que quando tudo esta indo bem é porque estamos na vontade de Deus, e não achar que quando as coisas vão mal é porque quando as coisas são, de Deus satanás transforma tudo em má experiência. Deus não é um homem, seus pensamentos não são como os nossos e as aparências nada tem a ver com o plano de amor de Deus.
• A desobediência deliberada pode impedir o retorno a vida na fé, pois o pecado mortal, aquele que deliberadamente cometemos sabendo que não é de acordo com o evangelho, nos priva da graça de Deus.
• Não devemos tomar decisões precipitadas nesta área, pois apesar de que o mundo de hoje nos oprime a que caminhemos na velocidade em que as informações chegam, e de que o desenvolvimento humano estar acelerado criando situações precoces, além de problemas precoces na área da sexualidade, não devemos perder a tranqüilidade, que nos proporcionará a paz para decidirmos sem pressa e mais acertadamente.

APOIO

Mônica Guamieri Machado (Dra) Assessora em ações do adolescente da Secretaria da Saúde de Diadema SP
Nely Zegarra (Dra) Psiquiatra em Porto Alegre RS
Fernando Vicira Moraes Secretaria Marcos do Est. de São Paulo
Maria Helena Ameriot ( Psicóloga ) São Paulo SP

DISTRIBUIÇÃO

Projeto Universidades Renovadas - Secretaria Marcos
Renovação Carismática Católica - (031) 273-8781
URL: http://www.task.com.br/universidades_renovadas/
e-MAIL: pur@task.com.br