Nº de morcegos com raiva é igual a todo o ano de 2011 em Piracicaba

25-02-2012 06:35

 

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) detectou o terceiro caso na cidade.
Todos foram encontrados no Centro, local fiscalizado na segunda-feira (27).

 

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou nesta sexta-feira (24) o terceiro caso de raiva em morcegos registrado neste ano em Piracicaba, no interior de São Paulo. Este número já é igual ao observado em todo o ano passado. Os animais infectados em janeiro e fevereiro foram encontrados no Centro da cidade.

Em 2009 e 2010, foram diagnosticados nove casos de morcegos positivos em cada ano. Para tentar conter a doença, nesta segunda-feira (27) o CCZ fará um trabalho de conscientização dos moradores e varredura na área central. “É muito importante que a população receba bem os agentes e as orientações, pois o assunto merece destaque”, afirma Regina Lex, bióloga da CCZ.

As ruas que o órgão irá fiscalizar são: Rua Dom Pedro 1º, entre a Rua do Rosário e Avenida Armando de Salles Oliveira; Rua Cristiano Cleopath, entre a Rua Tiradentes e Avenida Armando de Salles Oliveira; e da Avenida Beira Rio, entre as ruas Rangel Pestana e Manoel Francisco Rosa até à Rua Santa Cruz, entre as ruas Dr. Otávio Teixeira Mendes e Treze de Maio.

Vacinação
A vacinação em cães e gatos, que eram feitas pelo município, continuam suspensas pelo Ministério da Saúde desde 2010, quando um lote da vacina deu reação e resultou na morte de animais. “É muito importante que cada proprietário leve o seu bicho de estimação para receber a vacina em clínicas particulares ou agropecuárias. A vacina tem validade de um ano, e os animais deverão receber independentemente de ter um caso positivo de raiva ou não”, explica Regina.

Caso haja contato de algum humano com um animal raivoso, a pessoa deve ser encaminhada para tratamento com soro vacinação. A doença não tem cura e pode matar. Para outras informações ou denúncias de casos o telefone da Zoonoses é (19) 3427-2400.
 fonte: g1.com.br