Moradores do Tatuapé II sofrem com a ausência de médico em Piracicaba Com dor, pacientes esperam há 3 semanas sem conseguir marcar consulta. Secretária explica que a prioridade na agenda é para gestantes e idosos

16-02-2012 07:00

 

Os moradores do Jardim Tatuapé II em Piracicaba, no interior de São Paulo, estão com dificuldade para marcar consultas no posto de saúde do bairro. A alegação das próprias atendentes da unidade, segundo moradores, é que não há médico.

“Faz três semanas que eu vou lá para marcar uma consulta e não consigo. A atendente diz que não tem médico e que a prioridade é para gestante e idoso. Eu não posso nem comprar um remédio porque não tem médico nem para assinar a receita”, contou a vendedora Francisca Rafaela Magalhães.

Ela tem fortes dores na perna e trabalha o dia todo em pé. “Eu queria passar por um vascular, mas não consigo nem sequer consulta com clínico geral que é quem faz o encaminhamento. Está bem difícil”, desabafou a vendedora.

A história de Francisca não é um caso isolado. Muitas pessoas do bairro sofrem com a falta de médico. “Eu estou com dois pedidos de exame do mesmo postinho e a atendente falou que eu tenho que passar pelo médico primeiro para depois ser encaminhada para o especialista. Mas faz mais de um mês que um dos exames está lá e até agora nada”, falou indignada a costureira Cecília de Fátima Regazzo Cotrim.

Segundo ela, a atendente disse que antes de ser consultada com um médico, ela deve passar por consulta com a enfermeira. “Mas a enfermeira não é médica e eu tenho direito a uma consulta”, afirmou Cecília.

A costureira Rosa Maria Lima Magalhães tenta marcar ginecologista há um mês, mas também não consegue. “Eu fui lá na semana passada para agendar consulta, mas não tem médico”, contou. Rosa não vai ao ginecologista há mais de um ano.

Resposta
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que “a médica que está atendendo na unidade do Tatuapé II assumiu o posto há algumas semanas, por esse motivo algumas consultas estão demandando um tempo maior para serem agendadas”.

A nota explica, ainda, que a equipe de enfermagem do posto realiza uma triagem com os pacientes para mapear os atendimentos prioritários e garante que nenhum paciente ficará sem atendimento.

A Secretaria informou também que a renovação das receitas está sendo feita às quintas-feiras, no período da tarde. E, por fim, a Secreta

fonte: www.g1.com.br