EUA têm sacerdotes cada vez mais jovens

10-05-2011 08:40

 Mais da metade das ordenações nos EUA, em 2011, é de jovens com idades compreendidas entre 25 e 34 anos, o que demonstra que há uma forte tendência entre os homens jovens a se tornarem sacerdotes.

A Conferência Episcopal dos EUA publicou as estatísticas deste ano. As ordenações de sacerdotes jovens crescem pelo quinto ano consecutivo.

O Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado (CARA, sigla em inglês), da Universidade de Georgetown, que realizou a pesquisa, destaca que 69% se consideram descendentes de europeus, caucasianos e americanos, enquanto que 15% são hispânicos, e 10%, asiáticos e das ilhas do Pacífico.

A maioria é católica desde a infância. 8% entraram na Igreja mais tarde. Cerca de um terço dos que se ordenaram tem um parente sacerdote ou religioso. Mais da metade tem mais de dois irmãos; um quarto tem cinco ou mais irmãos.

O relatório também destaca que 21% dos que se ordenaram participaram da Jornada Mundial da Juventude antes de entrar no Seminário.

Oração

A isso se acrescenta que 70% do total é assíduo na oração regular do Rosário, e 65% participavam da Adoração Eucarística antes de entrar no Seminário.

A média de idade na qual os pesquisados começaram a sentir sua vocação é 16 anos. Para 66%, foi um sacerdote quem alentou a considerar o sacerdócio.

71% contaram ter sido estimulados em seu discernimento vocacional por um amigo, padre, avô, parente ou fiel da paróquia, enquanto que a metade também informou ter sido desanimado por alguém.

Os passatempos ou atividades extracurriculares mais habituais são: música (73%), leitura (67%), cinema (62%), futebol (41%).

O grupo deste ano inclui um homem surdo de nascimento, vários refugiados provenientes do Vietnã, veteranos militares e ministros convertidos de outras religiões.

De Zenit

fonte: https://jovensconectados.org.br