ESCOLA DA FÉ > PROGRAMA ESCOLA DA FÉ

15-10-2010 05:21

NOTÍCIAS:

- Grupos críticos do papa mobilizados contra sua visita à Espanha
- Católicos do mundo unidos em vigília pela vida contra o aborto promovida por Bento XVI
- Desconhecidos queimam igreja em Bogotá em aparente rito satânico
- Pessoas religiosas são mais felizes
- Alunos discordam sobre distribuição de camisinhas em escolas
- Santa Sé mobilizou-se contra lapidação de mulher iraniana
- Maioria dos britânicos apoia cultura cristã



Grupos críticos do papa mobilizados contra sua visita à Espanha

http://noticias.terra.com.br/noticias - 02 de outubro de 2010
 
 Grupos críticos do papa Bento XVI estão ultimando os preparativos para as mobilizações que serão realizadas na cidade espanhola de Barcelona durante os dias prévios a visita do Pontífice em novembro.
 
O movimento laico e progressista convocou uma manifestação para o dia 4 de novembro, três dias antes da visita do pontífice a Barcelona, para reivindicar "o Estado laico" e protestar pelas "muitas vantagens que ainda desfruta a Igreja Católica", explicou à Agência Efe o secretário-geral dessa associação, Jofre Villanueva.
"Por um Estado laico" e "Eu não te espero" são dois dos lemas do protesto, ao qual já tornaram público o apoio diversos sindicatos.
A manifestação pretende denunciar "a homofobia da hierarquia católica", que, na opinião destes setores, incentiva "outras discriminações igualmente contrárias aos valores democráticos, como a contra as mulheres".


Católicos do mundo unidos em vigília pela vida contra o aborto promovida por Bento XVI

A HAIA, 28 Set. 10 (ACI) .- A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) alentou a participação dos católicos em todo mundo na próxima "Vigília por toda vida humana nascente" que será celebrada no próximo sábado 27 de novembro, à pedido do Papa Bento XVI aos bispos para o começo deste Advento.

Em uma declaração publicada hoje, o Presidente do Comitê de Atividades Pró-vida da USCCB, Cardeal Daniel DiNardo, assinala que outubro foi declarado como o "Mês de Respeito pela Vida" ante as ameaças como o aborto. No texto os bispos alentam a "testemunhar constantemente o inestimável valor e a dignidade de toda vida humana através da amorosa preocupação pelo bem dos outros".&&


Desconhecidos queimam igreja em Bogotá em aparente rito satânico

1BOGOTÁ, 20 Set. 10 (ACI) .- Desconhecidos incendiaram na madrugada da quinta-feira a igreja da Transfiguração no bairro Galán desta capital, logo que seu pároco fora vítima de ameaças por parte de grupos satânicos.
O pároco Pe. Octavio Mora explicou à imprensa que já tinha recebido ameaças de morte e nos últimos dias nas paredes e portas do templo apareceram pinturas com lemas agressivos.

Os desconhecidos empilharam as cadeiras de madeira, os aparelhos de som e inclusive a pia batismal incendiaram tudo antes de fugir. Conforme informa Minuto30.com, os devotos que "chegaram à Eucaristia das 7 da manhã, não podiam acreditar que a paróquia da Transfiguração estivesse incinerada", considerando que o templo foi construído com a ajuda dos vizinhos.


Pessoas religiosas são mais felizes
Gaudium Press - 08/09/2010

Princeton - Estudo norte-americano sobre felicidade aponta a religiosidade como maior fator para o bem-estar de uma pessoa. De co-autoria do ganhador do Prêmio Nobel em Ciências Econômicas de 2002, o professor da Universidade de Princeton, Daniel Kahneman, o estudo foi baseado em uma pesquisa feita pelo instituto Gallup, entre 2008 e 2009, com mais de 450 mil estadunidenses e publicado na revista científica PNAS.

Tendo na mão estes resultados, Kahneman chegou à conclusão de que a fé é o único fator que consegue ganhar até do dinheiro na busca pela felicidade.


Alunos discordam sobre distribuição de camisinhas em escolas
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1617348-15605,00.html

Pesquisa mostra que os adolescentes têm dificuldade de acesso ao preservativos.  A idéia só passa a valer a partir do ano que vem. Mas já está provocando a maior polêmica.Estudantes, pais e educadores discutem se está certo ou errado instalar máquinas para distribuição de camisinhas nas escolas públicas.

O Ministério da Saúde em parceria com o Unicef fez uma pesquisa e descobriu que os adolescentes têm dificuldade de acesso ao preservativo. Por isso, escolheu a escola para encurtar este caminho. Sem querer, criou uma polêmica: afinal, escola é lugar para distribuir camisinha?
As escolas não são obrigadas a receber a máquina, mas quem aceitar a oferta do Ministério da Saúde deve promover campanhas e discussões sobre educação sexual - assunto que gera muita polêmica!


Santa Sé mobilizou-se contra lapidação de mulher iraniana

Reitera a condenação moral à pena de morte

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 6 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - A Santa Sé condenou moralmente e se mobilizou para deter o apedrejamento da mulher iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada por adultério, cuja execução poderia ser iminente. O padre Federico Lombardi S.J., diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, ofereceu este comentário depois que o filho, Sajjad Ghaderzadeh, lançou um apelo ao Papa Bento XVI, para que intervenha para deter a execução.

O porta-voz do vaticano assegurou em uma conversa com os jornalistas nesse domingo que "a Santa Sé acompanha o caso com atenção".
"A posição da Igreja, contrária à pena de morte, é conhecida e a lapidação é uma forma particularmente brutal", acrescenta.


Maioria dos britânicos apoia cultura cristã

Pesquisa examina a opinião pública perante a visita papal

LONDRES, segunda-feira, 6 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - A maioria dos adultos do Reino Unido (67%) considera que a sociedade britânica deve conservar sua cultura cristã. Apenas 8% opõem-se a essa idéia. É o que assinala uma pesquisa publicada pelo jornal católico The Tablet e realizada pela organização de estudos de opinião Ipsos, a partir de entrevistas a 996 adultos britânicos, entre eles 117 católicos.

Do conjunto da população, 10% têm previsto participar dos eventos da visita do Papa; entre os católicos entrevistados, 71% participarão dos atos.
Os resultados mostram que 25% da população apóia a visita do pontífice, 11% opõem-se e 63% manifestam não estar a favor nem contra. 49% consideram algo bom que a Igreja católica tenha firmes pontos de vista morais.

A pesquisa assinala também que a grande maioria (93%) sabe que o Papa é o líder da Igreja católica, enquanto só 77% sabem que a rainha é a cabeça da Igreja da Inglaterra.

Fonte: http://www.thetablet.co.uk/images/Papal_Visit_Poll_charts_v4.pdf