COMO PROGREDIR NO NAMORO?

08-11-2010 12:17

 

Para que haja um desenvolvimento o namoro deve durar um tempo suficiente para que as pessoas possam experimentar tempos de alegria e de tristeza juntos, com o passar do tempo vamos conhecendo o outro profundamente, dificilmente um dos dois permanecerá em uma posição de neutralidade.

É fundamental que este tempo seja um tempo passado juntos pois muitos namoros apesar de durarem já um bom tempo não significam que passaram este tempo juntos, pois às vezes existe uma distância causada pelos namorados não se verem periodicamente, outras vezes de forma imatura poucas vezes se encontram, nunca aprofundando a relação na busca de um conhecimento mútuo maior.

Quero neste ponto partir do princípio de que você se conscientizou de que para se ter um casamento cristão é imprescindível que os dois tenham Jesus Cristo como centro de suas vidas. Para se desenvolver um namoro é preciso ter começado bem, sabendo escolher adequadamente o namorado(a).


Algumas dicas para se escolher um namorado(a):

• É preciso conhecer a outra pessoa, para isto sugerimos um período de amizade profunda para podermos usando a nossa razão responder a algumas perguntas fundamentais.
• A outra pessoa já tomou a decisão de seguir Jesus?
• Qual o seu nível de comprometimento com Jesus?
• Quais são seus hábitos espirituais?
• Esta pessoa lê a Bíblia regularmente, recebe os sacramentos normalmente, reza o terço ora ou conversa com Deus?
• Vocês conseguem ter conversas abertas?
• Conseguem ler a Bíblia juntos, orar, passear sem terem envolvimento físico, mas espiritual, mental e emocional para que a decisão de namorar não seja feita pelo impulso físico, mas de forma racional, dentro dos padrões de Deus que são contrários aos que o mundo oferece?

O namoro diz respeito ao homem todo e não somente a uma parte dele, pois assim como há no homem uma interação tripla e indissolúvel na sua constituição, também nas suas relações é impossível separar as várias áreas envolvidas.

A fé nos ensina que o homem é corpo, alma e espírito, e que estas três substâncias formam um só todo, o corpo que é a parte visível, envolve fisicamente e sensivelmente pelas sensações que recebemos pelos sentidos, a alma que é a parte pensante, isto é a mente responsável tanto pela emoção quanto pela capacidade de raciocinar, e o espírito parte vinda de Deus que concede a vida, o sopro da vida, e que nos torna semelhantes a Ele, isto é a imagem e semelhança de Deus.

Assim também para construirmos relacionamentos, e principalmente um relacionamento duradouro, que irá transformar as nossas vidas a ponto de ligar duas vidas e torná las uma só, pelo casamento, será preciso que todas as áreas do ser humano sejam atingidas, desta maneira para que um namoro tenha progresso é preciso que conheçam estas três áreas e como elas se desenvolvem dentro do namoro, pois elas é que vão nos levar a difícil decisão sobre o futuro de cada um de nós.

APOIO

Mônica Guamieri Machado (Dra) Assessora em ações do adolescente da Secretaria da Saúde de Diadema SP
Nely Zegarra (Dra) Psiquiatra em Porto Alegre RS
Fernando Vicira Moraes Secretaria Marcos do Est. de São Paulo
Maria Helena Ameriot ( Psicóloga ) São Paulo SP

DISTRIBUIÇÃO

Projeto Universidades Renovadas - Secretaria Marcos
Renovação Carismática Católica - (031) 273-8781
URL: http://www.task.com.br/universidades_renovadas/
e-MAIL: pur@task.com.br