A mensagem do Sudário, segundo o Papa: “ícone escrito com sangue”

29-10-2010 07:14

 

A mensagem do Sudário, segundo o Papa: “ícone escrito com sangue”

TURIM, domingo, 2 de maio de 2010 (ZENIT.org). – O Sudário de Turim é “um ícone escrito com sangue”, sangue que evidencia o amor de Deus pelos homens. Foi o que disse Bento XVI neste domingo ao venerar a relíquia que, segundo a tradição, envolveu o corpo de Jesus crucificado. O Papa se ajoelhou diante do Sudário, exposto até 23 de maio no Domo de Turim.

Este é o poder do Sudário, afirmou o bispo de Roma, “do rosto deste ‘Homem das dores’, que traz consigo a paixão do homem de cada tempo e de cada lugar, bem como as nossas paixões, nosso sofrimento, nossas dificuldades, nossos pecados”. “Como fala o Sudário?”, perguntou o Papa. “Fala com o sangue, e o sangue é a vida!”, respondeu. “O Sudário é um ícone escrito com sangue; o sangue de um homem açoitado, coroado de espinhos, crucificado e ferido do lado direito. A imagem impressa no Sudário é a de um morto, mas o sangue fala de sua vida”.

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

Dois estudos internacionais indicam que a religiosidade pode proteger da morte por problemas cardíacos e de doenças como hipertensão. Folha de S. Paulo, 29-04-2010.

Por 30 anos, médicos norte-americanos acompanharam a saúde cardiovascular de 6.500 adultos que não apresentavam fatores de risco (obesidade, tabagismo etc.). Constataram menor número de mortes por doenças do coração entre os que seguiam alguma religião. Outro estudo americano, realizado pela Universidade de Duke com 3.963 pessoas, concluiu que a leitura de textos religiosos, a prática de oração ou a participação em cultos reduziu em 40% o risco de a pessoa desenvolver hipertensão. Com base nesses resultados, a Sociedade de Cardiologia de São Paulo vai discutir pela primeira vez a relação entre espiritualidade e saúde cardiovascular, em um congresso.“Cada vez mais estudos apontam essa associação benéfica. Os resultados ainda não são definitivos, mas merecem ser discutidos”, diz o cardiologista Álvaro Avezum, diretor da divisão de pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. “O estresse aumenta os níveis de cortisol no sangue. Isso eleva a pressão arterial e pode provocar taquicardia – fatores de risco para problemas cardiovasculares. As pessoas espiritualizadas têm maior convivência social e enfrentam os problemas da vida de maneira mais fácil, gerenciam melhor o estresse”, diz. O psicólogo José Roberto Leite, do departamento de Psicobiologia da Unifesp, concorda. “Pessoas que têm uma crença religiosa costumam alimentar expectativas positivas em relação ao futuro.”

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

 

Vários bispos anglicanos poderiam passar à plena comunhão com a Igreja Católica, informa jornal espanhol

MADRI, 04 Mai. 10 (ACI) .- O jornal espanhol La Razón deu a conhecer que um considerável número de bispos anglicanos estaria perto de voltar para a plena comunhão da Igreja Católica, a possibilidade está sendo conversada com diversas autoridades no Vaticano. O jornal explica que “seria a primeira vez em 20 anos que um número destacado de religiosos anglicanos se passa ao catolicismo”. Esta informação, recolhida em primeira mão pelo The Sunday Telegraph, assinala que os bispos que se “opõem à ordenação episcopal de mulheres que propõe a igreja da Inglaterra, comunicaram à Igreja de Roma seu desejo de aderir-se a ela”.

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

 

O melhor da Europa tem raízes cristãs, afirma deputada italiana

NAVARRA, 19 Abr. 10 (ACI) .- A Deputada italiana, Paola Binetti, chamou os fiéis da Igreja Católica a “expressar com força a grande vitalidade do pensamento cristão, a riqueza de suas tradições e o conhecimento de que aquilo de melhor da Europa tem raízes cristãs”. Assim disse Binetti no 31º Simpósio de Teologia da Universidade de Navarra, Espanha “Conversão cristã e evangelização”. A também diretora do departamento para a Investigação Educativa e Didática da Università Campus Bio-medico (de Roma), afirmou que “sempre é possível recuperar estas raízes”.

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

Casal de lésbicas pode adotar criança, afirma STJ

O Superior Tribunal de Justiça rejeitou, na tarde desta terça-feira, o recurso apresentado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) contra a adoção de duas crianças por um casal de lésbicas. Com a decisão, a corte abre precedente para a adoção de crianças por casais gays.

A 4ª Turma do STJ decidiu por unanimidade negar o recurso do Ministério Público. Seguindo o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, a corte reafirmou um entendimento já consolidado pelo STJ de que nos casos de adoção, deve prevalecer sempre o melhor interesse da criança.

“Esse julgamento é muito importante para dar dignidade ao ser humano, para o casal e para as crianças”, afirmou o ministro.

Constituição Federal: Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. § 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

Escolas católicas na Espanha forma líderes anti-católicos? questiona intelectual espanhol

MADRI, 27 Abr. 10 (ACI) .- O intelectual católico Juan Manuel de Prada advertiu que as escolas católicas na Espanha em vez de formar verdadeiros discípulos de Cristo, estão sendo canteiros de líderes que combatem o catolicismo, como é o caso da ministra de igualdade, Bibiana Aído, que se formou em um colégio de religiosas e agora promove o aborto. Se o sal se tornar insípido, o quê poderá dar sabor ao mundo?”, perguntou.

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

Livro de educação sexual distribuído em escolas gera polêmica

O vereador André Ferreira (PMDB), denunciou no plenário da Câmara de Recife, a distribuição de uma obra cujo teor tem causando controvérsias entre os pernambucanos. No material distribuído para alunos do primeiro e segundo ciclo dos colégios, crianças com idade entre 6 e 8 anos, há diálogos indecorosos.

As ilustrações que acompanham os textos mostram, por exemplo, meninas e meninos se masturbando. “A verdade é que essa brincadeira não causa nenhum problema”, “Mas não se esqueça: essa brincadeira, que dá uma cosquinha muito boa, não é para ser feita em qualquer lugar. É bom que você esteja num canto, sem ninguém por perto”. Toda a polêmica está contida no livro: “Mamãe, como eu nasci?”, escrito por Marcos Ribeiro com ilustrações de Bia Salgueiro.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4403195-EI8266,00-Livro+de+educacao+sexual+distribuido+em+escolas+gera+polemica.html

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

 

Rezai pelas Igrejas na Índia.

Extremistas budistas, na India, incendiaram 20 igrejas na noite de 24/04/2010. Planejaram esta tarde destruir 200 Igrejas na Província de Olisabang. Eles têm intenção de matar 200 missionários dentro de 24 horas.Neste momento todos os cristãos estão se escondendo nas vilas (lugarejos). Rezai por eles e enviai este e-mail aos cristãos que conheceis. Pedi a Deus de ter piedade dos nossos Irmãos e Irmãs na India. Quando receber esta mensagem, vos rogo de envia-la com urgência a outras pessoas. Rezai por elas ao nosso Onipotente e vitorioso Senhor!

Padre Samuel M. Chetcuti OFM, Conv.

Pe. Provincial dos Frades Franciscanos Conventuais

republic Street, Vallletta VLT 1110 - Malta

Padre Emílio Carlos - Comunidade Católica Alpha e Ômega

www.alphaeomega.org.br

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

Governo britânico desculpa-se ao Vaticano por ridicularizar Papa.

O governo britânico pediu hoje desculpa ao Vaticano pela redação de um documento oficial interno em que sugere assinalar a visita do Papa ao Reino Unido com a abertura de uma clínica de aborto e o lançamento de uma marca papal de preservativos. O documento, a que teve acesso o “The Sunday Telegraph”, foi intitulado “A visita ideal seria…” . Após o acesso pela imprensa do documento, o ministério dos Negócios Estrangeiros britânico veio pedir publicamente desculpas e anunciou hoje que o responsável pela elaboração do texto foi transferido para outras funções no ministério. O Papa, que vai estar em solo britânico entre 16 e 19 de setembro, vai visitar algumas cidades do país e beatificar o Cardeal John Newman.

Diário Digital / Lusa - http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/10397-governo-britanico-desculpa-se-ao-vaticano-por-ridicularizar-papa

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

 

 

Solidariedade de judeus com o Papa e a Igreja Católica perante ataque mediático

ROMA, 29 Abr. 10 / 01:26 am (ACI).- Ao finalizar a Audiência Geral da quarta-feira, um grupo de judeus liderados pelo rabino Gary L. Krupp, fundador e presidente da Pave the Way Foundation (Estados Unidos), expressaram ao Papa Bento XVI e à Igreja sua solidariedade ante os ataques mediáticos dos que são objeto.

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

Ataques ao Papa Bento seguem agenda sexista e hedonista, diz jornal russo não católico

Um editorial do jornal Pravda.ru, em Português, explica que a atual campanha mediática difamatória contra o Papa e a Igreja pretende desacreditar a Igreja para poder seguir obtendo benefícios econômicos, através da imposição de uma ideologia que não considera a natureza espiritual do ser humano mas que enxerga tudo desde uma perspectiva sexista e hedonista.

No texto comenta que estas agressões tomam “um caso isolado, preferivelmente complicado, e o generalizam para induzir ao leitor a pensar que todo o corpo é a mesma natureza”.

Fonte: abril 8th, 2010

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/9693-ataques-ao-papa-bento-seguem-agenda-sexista-e-hedonista-diz-jornal-russo-nao-catolico.

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

 

Solidariedade de judeus com o Papa e a Igreja Católica perante ataque mediático

ROMA, 29 Abr. 10 / 01:26 am (ACI).- Ao finalizar a Audiência Geral da quarta-feira, um grupo de judeus liderados pelo rabino Gary L. Krupp, fundador e presidente da Pave the Way Foundation (Estados Unidos), expressaram ao Papa Bento XVI e à Igreja sua solidariedade ante os ataques mediáticos dos que são objeto. Junto com a delegação judia, saudaram o Santo Padre um grupo de religiosas capuchinhas do Divino Pastor, fundadas pelo Pe. José Tous e Soler, que foi beatificado em Barcelona no domingo passado 25 de abril.

 

-                                        -                                                    -

 

 

 

 

 

Não se pode condenar a Igreja e o Papa pelos abusos de uns quantos, diz rabino

REDAÇÃO CENTRAL, 08 Abr. 10 (ACI) .- O rabino Jack Bemporad, Diretor do Centro para o Entendimento Inter-religioso em New Jersey, Estados Unidos, assinalou que “não se pode condenar coletivamente a Igreja pelo que alguns sacerdotes e indivíduos nela possam ter feito”, perante a campanha mediática difamatória contra o Papa Bento XVI.

FONTE: CLÉOFAS